A Rádio Clube de Guaxupé foi fundada em 10 de setembro de 1946, porém, só entrou no ar no dia 13 de Novembro de 1947, em caráter experimental e sem maiores pretensões.
A emissora funcionava na Rua Luiz Costa Monteiro, 181 (antiga sociedade Italiana, sede do Tiro de Guerra e onde funcionou a sede do Rotary Club), em Guaxupé. Posteriormente, a emissora teria suas instalações modificadas para um imóvel próprio (atual sede da empresa), que foi adquirida pela nova direção. O que aconteceu somente no ano de 1966.
Passou pela direção da emissora diversas pessoas e profissionais até o dia 01 de Junho de 1951, quando a dupla Nabih Zaiat e Kaled Cury arrendaram a empresa e, em 1959, compraram as ações dos demais sócios. Começava uma sociedade que gerou diversas conquistas e benefícios para a cidade de Guaxupé e região, parceria que duraria 35 anos até a morte de Kaled Cury. Ao assumirem a rádio, Nabih e Kaled promoveram uma profunda mudança no seu perfil. Iniciaram-se os programas de auditório, cobertura de bailes carnavalescos e introduziram entrevistas e enquetes teatrais. Quando havia a apresentação de cantores e artistas famosos, deslocavam-se para o cinema, que atingiu a lotação de 1.100 pessoas para ver Celso Guimarães, o artista de novela mais famoso da época. Renomadas orquestras como a Gabor Radiks, Big Boys, Ray Carelli e Jonas Cordeiro e a de Osmar Milani, assim como famosos cantores, a exemplo de Nelson Gonçalves, Jorge Goulart, Nora Ney, Marlene, Roberto Faissal, Aída Salas, Gregório Barrios e os grupos Duo Guarujá, Cascatinha e Inhana, Demônios da Garoa, Trio Iraquitã e, entre outros, Stil Band Calipso apresentaram-se nos programas de auditório promovidos pela emissora.
O primeiro locutor da rádio foi o Dr. Geraldo Vômero. Na data de início das transmissões, realizou-se o procedimento padrão da época, que era transmitir um sinal para ser captado no laboratório do Ministério no Rio de Janeiro. Naquela noite, foi executada, várias vezes, a música Adios Pampa Mia durante a madrugada, sendo o horário ideal para melhor captação do sinal no Rio de Janeiro.
Em 1966, a emissora teve sua sede transferida para suas novas instalações na Avenida Conde Ribeiro do Valle, 661, centro de Guaxupé, as quais permanecem as mesmas até hoje, em um imóvel adquirido pela nova dupla de proprietários. Em 1979, o prefixo e transmissor foram trocados passando de ZYF 45 para ZYL-239, frequência AM de 1.430 Khz, com 1.000 watts, atingindo um raio de 80 quilômetros quadrados. Nesta época, juntamente com a Rádio Clube, funcionava o serviço de alto falantes Rede Cruzeiro do Sul, com alto falantes instalados no coreto da Avenida Conde Ribeiro do Valle, oferecendo um importante serviço de utilidade pública para a comunidade.
Na área política, a Rádio Clube entrevistou figuras como Juscelino Kubitschek, Adhemar de Barros, Juarez Távora, Plínio Salgado, Santiago Dantas e fez a cobertura da inauguração da Escola Agrotécnica de Muzambinho, em 1953, com a presença do então Presidente da República, Getúlio Vargas, que concedeu entrevista exclusiva à rádio. Certamente, um dos grandes momentos que a emissora vivenciou.
A Rádio Clube de Guaxupé destaca-se pelo seu pioneirismo e importante papel de utilidade pública e de construção sócio histórica na cidade de Guaxupé e região durante os seus 75 anos no ar. A emissora tem grande relevância e credibilidade na transmissão e cobertura de diversos eventos, como, por exemplo: transmissões de jogos de futebol com e sem envolvimento da Sociedade Esportiva Guaxupé, cobertura dos shows, rodeios, entrevistas exclusivas com cantores e demais atrações da Expoagro (importante evento realizado anualmente, no mês de Julho, em Guaxupé) e cobertura e transmissão completa dos bailes carnavalescos realizados na Avenida Conde Ribeiro do Valle.
Em período eleitoral, a Rádio Clube realiza diversas sabatinas e debates com os candidatos à Prefeito com a intenção de formar e informar a população guaxupeana qual o candidato mais bem preparado para governar o município. No dia da eleição, a rádio realiza a “Marcha das Apurações”, mantendo um de seus profissionais em cada colégio eleitoral, com a intenção de levar, em tempo real, a apuração voto a voto. Sem dúvida, é uma das maiores coberturas já realizadas pela Rádio Clube, já que a população de modo geral sintoniza na Clube para saber qual será o próximo prefeito da cidade pelos próximos quatro anos e seus respectivos vereadores. Outras transmissões e coberturas de âmbito menores também são realizadas pela Clube.
A emissora passou por diversas alterações ao longo do tempo, desde mudança na sua grade de programação, troca de equipamentos por outros de última geração, até a sua migração da frequência AM (amplitude modulada) 1.430 Khz para a frequência modulada (FM) 106.5 Mhz, que se deu em 09 de agosto de 2017. A partir daí, surge um novo capítulo na história da Rádio Clube, pois a emissora ganha qualidade de áudio e potência jamais vistas em sua história. A emissora recebe uma reforma em suas instalações físicas, todos os seus equipamentos são trocados por outros de qualidade 100% digital e de última geração. O estúdio ganha uma aparência mais atrativa e interativa, os locutores e demais profissionais passam a receber novas instruções de locução, produção e programação. A rádio passa a ficar 24 horas no ar com uma programação que atende aos mais diversificados gostos, estilos e faixas etárias.
A Rádio Clube é uma das emissoras fundadoras da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão – ABERT e, também, da Associação Mineira de Rádio e Televisão – AMIRT.
Com uma programação musical voltada aos grandes sucessos nacionais e internacionais, a emissora mantém um jornalismo forte e com tradição, a fim de levar aos seus ouvintes noticias importantes que acontecem na cidade e região, em tempo real. A rádio possui uma extensa equipe de profissionais capacitados que vão desde locutores experientes, redatores, produtor, programador a repórteres que vão as ruas atrás de informações e noticias de última hora, uma equipe de esporte para transmissões e comentários esportivos, técnicos experientes e equipe para transmissões especiais.
Com o intuito de promover o desenvolvimento cultural e socioeconômico, a Rádio Clube tem como missão ser a maior companheira dos cidadãos de Guaxupé e região. Com isso, tenta formar, informar e entreter o público com um conteúdo de qualidade e linguagem acessível. Procura ser um modelo de rádio, investindo a todo o momento em equipamentos digitais, qualidade de irradiação, potência de transmissão e em seus profissionais. Um dos objetivos da emissora é ser uma rádio onde o ouvinte busque informações, música de qualidade e interatividade, fortalecendo, dessa maneira, o elo entre clientes e consumidores.
A Rádio Clube FM mantém o seu compromisso com a comunicação, com a propaganda, com seus clientes e ouvintes. Acredita na independência dos conteúdos e defende a liberdade de expressão e o livre exercício da cidadania, valorizando as pessoas e a diversidade cultural. Com a migração de frequência AM para FM, atualmente, além da cidade de Guaxupé, a Clube FM pode ser sintonizada, com tecnologia 100% digital, em 106.5 Mhz, nas cidades de: Guaranésia, Arceburgo, São Sebastião das Areias, Mococa, Monte Santo de Minas, Itamogi, São Sebastião do Paraíso, Itaú de Minas, Passos, Cássia dos Coqueiros, Cajuru, Igaraí, Tapiratiba, Caconde, São José do Rio Pardo, Itobí, Casa Branca, Santa Cruz das Palmeiras, Divinolândia, Juruaia, Muzambinho, São Pedro da União, Jacuí, Bom Jesus da Penha, Nova Rezende, Juréia, Monte Belo, Cabo Verde, Botelhos, Alterosa, Areado, São Sebastião da Grama, Alfenas e Poços de Caldas. Uma cobertura total de 961.761 pessoas no sul de Minas Gerais e leste paulista.